Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2025, com um total de 44 mil vagas disponíveis para financiar a graduação em faculdades privadas.
Fies 2025: Os interessados em garantir uma das vagas devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até as 23h59 do dia 18 de julho, horário de Brasília.
O Fies, criado em 2001, tem como principal objetivo promover a inclusão educacional no Brasil. Este ano, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza um total de 112.168 vagas para o programa, sendo 67.301 para o primeiro semestre e 44.867 para a segunda metade do ano.
As inscrições são gratuitas e visam facilitar o acesso ao ensino superior.
Para se candidatar ao financiamento estudantil, os candidatos devem atender a alguns requisitos importantes. É necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter obtido uma média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas, além de não ter zerado na redação. Outro critério importante é que a renda bruta familiar mensal por pessoa não pode ultrapassar três salários mínimos, o que corresponde a R$ 4.554 em 2025.
Uma novidade deste ano é o Fies Social, que reserva 50% das vagas para candidatos que tenham inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e cuja renda familiar por pessoa seja de até meio salário mínimo, atualmente equivalente a R$ 759. Essa nova modalidade permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais e inclui cotas específicas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Fies 2025: A seleção dos candidatos será feita com base na ordem decrescente das notas obtidas no Enem, levando em consideração o tipo de vaga e grupo de preferência.
Aqueles que ainda não concluíram o ensino superior ou que não foram beneficiados por financiamentos anteriores terão prioridade na seleção.
É importante ressaltar que não será permitido um novo financiamento a candidatos que não tenham quitado financiamentos anteriores pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educacional.
O calendário do Fies prevê uma chamada única e uma lista de espera. O resultado com os nomes dos pré-selecionados será divulgado no dia 29 de julho, e os estudantes deverão acessar o Fies Seleção para comprovar as informações entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.
Os candidatos que não forem pré-selecionados estarão automaticamente na lista de espera para preencher as vagas não ocupadas, com pré-seleção ocorrendo entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro.
Deixe um comentário